Lipoenxertia Facial, PRP

lipoenxertiafacial-bhLipoenxertia associada ao PRP-Plasma Rico em Plaquetas

O enxerto de gordura, nada mais é do que o preenchimento em que se utiliza a gordura do próprio paciente. É uma técnica bastante antiga, que atualmente voltou a ser bastante discutida e realizada em razão do aumento da demanda por preenchimentos faciais e corporais dos últimos anos. Por esta técnica o cirurgião retira gordura de determinadas regiões, onde esteja em excesso, a prepara e a injeta na região desejada, dando forma e volume. Como vantagens estão o baixo custo em relação aos biomateriais, a melhor histocompatibilidade e a possibilidade de se utilizar grandes volumes. Sendo uma substância retirada do próprio paciente, a gordura não causa a formação de anticorpos, e nem as reações teciduais que podem ocorrer, utilizando-se outros materiais. É usada tanto para preenchimento de face, quando para preenchimento de glúteos, com excelentes resultados. Como desvantagem está a reabsorção que ocorre em maior ou menor grau, com o passar do tempo. Entretanto, novas técnicas de preparo da gordura tem sido publicadas nos últimos anos, na tentativa de diminuir a reabsorção pós-operatória. Hoje a enxertia de gordura é tida por muitos como primeira escolha para aumento de glúteos e volumização facial, esta última utilizada juntamente com a ritidoplastia na abordagem do envelhecimento da face. Os resultados são realmente muito bons, especialmente  quando misturada com o plasma rico em plaquetas, obtido do próprio sangue do paciente. Na proporção de 2 para 8, essa mistura aumenta a “pega” do enxerto de gordura, diminui o edema pós procedimento, e estimula colágeno em maior quantidade, proporcionando maior rejuvenescimento em geral. Com essa técnica, verdadeira revitalização facial com reposição de volume de forma natural é possível, com resultados realmente bons e seguros. Pode ser usada associada ou não ao lifting facial e a procedimentos menores como pálpebras e pequenas correções no excesso de pele do pescoço.

prp-bhSTEM CELL FACE LIFT

As células tronco estão presentes no tecido adiposo que retiramos na lipoaspiração. O Stem Cell Face Lift consiste em retirar gordura de alguma região do corpo onde ela esteja excedente e em injetá-la na face.

Para essa injeção, é necessário antes preparar a gordura, retirando restos de soro, anestésico local, sangue e gordura líquida. Todo um cuidado é necessário no intuito de preservar células de gordura viáveis e também as células mesenquimais. Após este preparo, a gordura é colocada em seringas próprias e adequadamente injetadas nas diversas regiões da face.

Opinião pessoal: usar o plasma rico em plaquetas misturado a essa gordura preparada, em uma proporção pré-estabelecida, aumenta as chances de “pega” do enxerto de gordura, diminui o edema pós cirúrgico e acrescenta ativos rejuvenescedores atraídos pelas plaquetas. Uma boa análise facial, com medidas de ângulos, proporções e projeções desejadas é imprescindível para uma modelação adequada e para realçar características consagradas da beleza. Há que se ter cuidado com o nome “célula tronco” que tem sido banalizado e usado de maneira errônea para denominar procedimentos que não a utilizam propriamente.