rinoplastia-bhDevido ao posicionamento do nariz no centro da face, sua aparência é responsável por grande parte da harmonia facial. Alterações no seu formato e estrutura chamam a atenção para si e frequentemente geram desequilíbrios entre as várias unidades estéticas da face.  A cirurgia do nariz ou rinoplastia visa restabelecer esse equilíbrio através de técnicas que vêm sendo aprimoradas ao longo do tempo e adaptadas à diferentes alterações apresentadas. O conceito atual da rinoplastia moderna, ao contrário do que ocorria há alguns anos, é justamente adequar o formato do nariz ao formato de cada face, respeitando características étnicas individuais e personalizando a cirurgia. Atualmente é possível reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, afinar ou alargar a ponta e as narinas, retificar o dorso e refinar os diferentes ângulos anatômicos.

O princípio básico da rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz funcional (que permita a função respiratória normal) e que esteja dentro de um contexto estético coerente com o restante da face. O esqueleto ósseo e as cartilagens que compõe o arcabouço osteocartilaginoso deve ser esculpido de modo a atingir o objetivo estético sem, entretanto, prejudicar a função respiratória. Para tanto, faz-se necessário, seguindo os princípios da rinoplastia moderna, utilizar enxertos de cartilagens, retirados do próprio nariz, orelha ou costela. Antes da chegada ao bloco cirúrgico, um planejamento meticuloso da cirurgia, do formato que se pretende alcançar, de todos os pontos a serem trabalhados se fazem necessários. Para tanto, contamos com instrumentos computadorizados que nos permite aferir com maior precisão, formatos e ângulos que queremos atingir durante a cirurgia. Cada caso é estudado através de desenhos, fotografias em diferentes ângulos e softwares altamente complexos de simulação de resultados.

A rinoplastia pode ser realizada de forma “aberta” ou “fechada”, conforme a preferência do cirurgião e as características do nariz a ser operado. Outra divisão da rinoplastia moderna consiste na rinoplastia redutora e estruturada. Na primeira, as estruturas nasais são reduzidas em tamanho e um curativo é mantido até que a cicatrização se encarregue de manter as estruturas operadas em sua nova posição. Há alguns anos, quase todas as rinoplastias eram realizadas seguindo este conceito. Nos últimos anos, entretanto, surgiu o conceito da rinoplastia estruturada que nada mais é do que o ato de esculpir a pirâmide nasal através da confecção de enxertos de cartilagem. Tal estruturação confere sustentação ao novo nariz e melhora seu aspecto estético. A rinoplastia “estruturada” foi desenvolvida pelos renomados cirurgiões Jack P. Gunter e Dean Toriumi nos EUA.

Dúvidas Frequentes

  • A rinoplastia deixa cicatrizes?

Quando realizada pela via fechada, todas as cicatrizes ficaram dentro da cavidade nasal, não sendo visíveis pela pele. Quando se opta pela rinoplastia aberta, haverá uma pequena cicatriz na columela que pela sua posição, fica bastante disfarçada e muito pouco perceptível. Seu cirurgia poderá orienta-la (o) melhor sobre qual a técnica ideal para o seu caso.

  • O resultado definitivo é imediato?

Não. Após a cirurgia ocorre um edema (inchaço) que perdurará por cerca de um ano após a cirurgia. Durante este período, o nariz parecerá maior em relação ao resultado final e terá uma aparência menos “definida”. Além disso, ocorre uma fibrose (cicatrização interna) entre as estruturas nasais operadas, que também exige um tempo de cerca de um ano para que as estruturas de acomodem em seu novo local e para que a fibrose de torne menos evidente.

  • Qual o tipo de anestesia que se utiliza nesta cirurgia?

Geralmente a anestesia local com sedação, podendo-se optar pela geral em casos selecionados ou que envolvam a correção de grandes alterações funcionais.

  • Terei que usar tampão nasal ou outro curativo?

Sim. O curativo interno é feito por meio de tamponamento nasal (preenche-se as narinas com gaze recoberta de pomada) que permanece por 24 a 48 horas. Após a sua retirada, não será mais necessário. O curativo externo é feito com fita microporosa e uma lâmina de gesso ou outro material imobilizante que recobre totalmente o nariz, permanecendo por cerca de 7 dias. Após a retirada do gesso, este não será mais necessário, mantendo-se apenas a microporagem no nariz. Se for realizada a correção simultânea do septo, poderá ser necessário o uso de um splint nasal (material plástico posicionado dentro do nariz a fim de manter o posicionamento do septo nasal) o qual será retirado após a 1ª semana.

  • Há dor no pós-operatório?

Raramente. A rinoplastia apresenta um período pós-operatório bastante confortável, a não ser pelo uso do tampão ou splint nasal. Episódios isolados de dor são tratados com os analgésicos prescritos.

  • Pré-operatório
  • Não use os MEDICAMENTOS PROIBIDOS 10 dias antes da cirurgia (impresso entregue pessoalmente durante a consulta médica).
  • Suspenda todo e qualquer medicamento para emagrecer e diuréticos que eventualmente estiver tomando, aproximadamente 15 dias antes do ato cirúrgico.
  • Comunique-se com seu médico antes da cirurgia em caso de gripe ou outra condição que comprometa o seu estado de saúde.
  • Interne-se no Hospital indicado pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para sua cirurgia. Se  sua cirurgia estiver marcada para as 07h30min, chegue ao hospital as 07h.
  • O período de jejum deve ser de 8 horas. No caso de cirurgia marcada para as 07h30min, o jejum deverá ter início às 23h30min da véspera. Se a cirurgia estiver marcada para as 13h30min, o jejum deverá ter início às 06h30min do mesmo dia, sendo permitido um café da manhã normal antes das 06h30min. Nem mesmo água é permitida durante o período de jejum.
  • Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito “pesadas” na véspera da cirurgia.
  • Tome o seu banho antes de ir para o Hospital ou para a Clínica como sabonete especificado na consulta médica. Recomenda-se fortemente usá-lo por uma semana antes da cirurgia em todo o corpo. Especificamente para o sexo feminino, não usar maquiagem, cremes corporais ou esmaltes de unha escuros no dia da cirurgia. Após a cirurgia as maquiagens são permitidas, a menos que se operem regiões da face.
  • Levar óculos escuros para o Hospital ou Clínica no dia da cirurgia, caso for submetida (o) a cirurgia de face.
  • Para o dia da alta, usar roupas que, para vesti-las, não necessitem passar pela cabeça (por exemplo, evitar as camisetas).
  • Levar para o Hospital ou Clínica todos os seus exames pré-operatórios. Em casos específicos, levar também as cintas, sutiãs, vestimenta adequada.
  • Tome os medicamentos prescritos para antes da cirurgia (caso tenha sido prescrito algum) e providencie aqueles prescritos para uso após a alta hospitalar.
  • Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não me encontre por qualquer motivo, um cirurgião de minha equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).
  • Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172 ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com
  • Pós-operatório:
  • Evite abaixar a cabeça na semana seguinte à cirurgia. Caso observe sangramento nasal, recline a cabeça para trás e aguarde cessar o sangramento. Comunique seu médico.
  • Caso haja pontos nas narinas, umedeça um cotonete em água oxigenada 10% após o banho e limpe delicadamente a região, evitando que se formem pequenas crostas na região dos pontos. Manter essa região limpa favorecerá em muito a cicatrização fazendo com que a cicatriz final fique imperceptível.
  • Evite dirigir automóveis nos primeiros 03 dias de pós-operatório.
  • Imediatamente após a alta é importante o repouso no leito ou em cadeira com encosto reclinável de modo deixar a cabeceira elevada a 30 graus em relação ao resto do corpo. Não fique dependente. Você não está doente e pode fazer 90% de suas atividades cotidianas.
  • Fique afastada (o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 15 dias.
  • Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, squash, boliche, pingue-pongue, tênis etc) está proibido por 03 meses.
  • Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias desde que se use óculos escuros, bonés ou chapéus de aba larga, da cor preta, que cubram totalmente as pálpebras e evite a exposição ao sol. O uso de protetor solar FPS 30 também está indicado.
  • Ir ao consultório como solicitado, para avaliação da  evolução da cirurgia. Os pontos serão retirados após 5 a 10 dias  de pós-operatório.
  • Retorne ao consultório médico na data marcada para dar início às medidas propostas para o seu pós-operatório.
  • Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não o encontre por qualquer motivo, um cirurgião da equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).

Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172 ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com