otoplastia-bhA cirurgia de orelha em abano visa corrigir as orelhas proeminentes minimizando os estigmas trazidos por esta condição, como o desconforto psico-social causado por ela.  Pode ser feita em qualquer idade, entretanto, recomenda-se realizá-la após os 6 anos de idade, época coincidente com o ingresso na escola e o momento em que 90% do crescimento final da orelha já está completo. As orelhas em abano costumam trazer uma identificação negativa da auto-imagem nas crianças podendo comprometer seu desenvolvimento social e escolar. Caso o desconforto e comprometimento psicológico seja grande, a cirurgia pode ser realizada antes que se complete o crescimento da orelha, ou seja, antes dos 5 anos. Entretanto, essa idade vai coincide com a época em que a criança começa a perceber-se melhor e de forma mais completa perante o seu meio de convívio social, sendo, na maioria dos casos, a época ideal para se operar.É comum a ocorrência familiar da orelha em abano, obedecendo a uma caráter genético, onde vários membros da família são acometidos. A cirurgia é realizada através de uma incisão (corte) localizada estrategicamente em um sulco localizado atrás da orelha. Através dessa via de acesso, o cirurgião pode chega a orelha para trás, aproximando-a do crânio, posteriormente. Além disso, consegue moldar as cartilagens que compõe a orelha, recriando dobras e  reentrâncias e restaurando relevos naturais próprios dessa região. Tais dobras são criadas através do enfraquecimento cartilaginoso e de sua  moldagem com suturas cuidadosamente planejadas para se garantir a cicatrização dos tecidos na posição correta.

Dúvidas Frequentes

  • A cirurgia de orelha em abano deixa cicatrizes?

Sim, a cicatriz fica no sulco presente naturalmente atrás da orelha, ficando, após a retirada dos pontos, disfarçada e escondida neste ponto, sendo imperceptível. Você somente terá problemas com essa cicatriz se tiver tendência à formação de quelóides, cicatrizes anômalas que podem ocorrer sempre que a pele é cortada, por qualquer motivo. Apesar de ser uma condição inesperada e muitas vezes de comportamento imprevisível, hoje já dispomos de técnicas e medidas terapêuticas eficazes para seu controle e tratamento.

  • Como é a anestesia?

A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, na maioria das vezes. Trata-se de um procedimento rápido e confortável para o paciente.

  • O pós-operatório é doloroso?

Como a orelha é um órgão bastante vascularizado e inervado, costuma ocorrer dor no pós-operatório. Seguindo as recomendações e prescrição médica, com o uso correto e contínuo de analgésico, o desconforto costuma ser mínimo.

  • Depois de algum tempo a orelha volta a projetar-se para a frente?

A cirurgia é planejada e realizada com o propósito de ser algo definitivo. Entretanto, caso ocorra algum traumatismo na região, ou se a posição para dormir não for adequando ou mesmo se o paciente fizer o uso inadequado da malha pós-cirúrgica pode acontecer de as suturas se soltarem e a orelha voltar a projetar-se para frente. Mas, se o pos operatório for feito corretamente, sem traumatismos na área operada, ou acidentes, o resultado é definitivo.

  • Terei que usar touca ou outro curativo?

Sim, o curativo é mantido com gaze na região até a retirada de pontos. Além dele é necessário o uso de uma malha cirúrgica cujo papel é manter as orelhas na posição correta e protegê-las no período na noite.

  • Pré-operatório:

Não use os MEDICAMENTOS PROIBIDOS 10 dias antes da cirurgia (impresso entregue pessoalmente durante a consulta médica).

Suspenda todo e qualquer medicamento para emagrecer e diuréticos que eventualmente estiver tomando, aproximadamente 15 dias antes do ato cirúrgico.

Comunique-se com seu médico antes da cirurgia em caso de gripe ou outra condição que comprometa o seu estado de saúde.

Interne-se no Hospital indicado pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para sua cirurgia. Se  sua cirurgia estiver marcada para as 07h30min, chegue ao hospital as 07h.

O período de jejum deve ser de 8 horas. No caso de cirurgia marcada para as 07h30min, o jejum deverá ter início às 23h30min da véspera. Se a cirurgia estiver marcada para as 13h30min, o jejum deverá ter início às 06h30min do mesmo dia, sendo permitido um café da manhã normal antes das 06h30min. Nem mesmo água é permitida durante o período de jejum.

Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito “pesadas” na véspera da cirurgia.

Tome o seu banho antes de ir para o Hospital ou para a Clínica como sabonete especificado na consulta médica. Recomenda-se fortemente usá-lo por uma semana antes da cirurgia em todo o corpo. Especificamente para o sexo feminino, não usar maquiagem, cremes corporais ou esmaltes de unha escuros no dia da cirurgia. Após a cirurgia as maquiagens são permitidas, a menos que se operem regiões da face.

Levar óculos escuros para o Hospital ou Clínica no dia da cirurgia, caso for submetida (o) a cirurgia de face.

Para o dia da alta, usar roupas que, para vesti-las, não necessitem passar pela cabeça (por exemplo, evitar as camisetas).

Levar para o Hospital ou Clínica todos os seus exames pré-operatórios. Em casos específicos, levar também as cintas, sutiãs, vestimenta adequada.

Tome os medicamentos prescritos para antes da cirurgia (caso tenha sido prescrito algum) e providencie aqueles prescritos para uso após a alta hospitalar.

Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não me encontre por qualquer motivo, um cirurgião de minha equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).

Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172  ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com

  • Pós-operatório:

Mantenha um curativo seco com gaze esterilizada na região do corte. Como se trata de uma região de dobra, não deixe que se acumule líquido ou suor. Na hora do banho, lave com o sabonete prescrito, seque delicadamente e troque a gaze por uma limpa e seca.

Não durma de bruços ou de lado. Prefira dormir de barriga para cima, sem comprimir a região operada. Use a malha cirúrgica ao dormir para evitar que a orelha se dobre durante a noite.

Tome seu banho de corpo inteiro no dia seguinte da alta. Lave o rosto todo e o couro cabeludo no dia seguinte à operação, tendo sempre cuidado especial com os pontos (não esfregar perto deles). Utilize o sabão receitado para tal. Seque o cabelo com secador frio no pós-operatório. Tenha sempre uma toalha de rosto separada para enxugar toda a cabeça e outra toalha comum para o resto do corpo. Escove os dentes normalmente. É possível aparecer um arroxeado (equimose)  e um inchaço (edema) próximo à região.

Evite dirigir nos primeiros 02 dias de pós-operatório.

É normal que a orelha inche no pós-operatório. Este sintoma tende a diminuir progressivamente a partir do quinto dia após a cirurgia. Qualquer dor e/ou volume localizado (hematoma) na região ou pescoço deverá ser comunicado imediatamente ao cirurgião. Um pico de febre é comum em qualquer pós-operatório. A persistência da mesma deverá ser comunicada ao cirurgião.

Fique afastada(o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 10 dias.

Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, pingue-pongue, tênis etc) está proibido por 03 meses.

Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias desde que se use bonés ou chapéus de aba larga, da cor preta, que cubram totalmente o rosto e se evite a exposição ao sol. O uso de protetor solar FPS 30 está recomendado.

Ir ao consultório como solicitado, para avaliação da  evolução da cirurgia. Os pontos serão retirados após 3 a 5 dias  de pós-operatório, progressivamente.

Retorne ao consultório médico na data marcada para dar início às medidas propostas para o seu pós-operatório.

Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não o encontre por qualquer motivo, um cirurgião da equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).

Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172 ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com