Celulite

celulite-bh

CELULITE – CONCEITO, ATUALIZAÇÕES, TRATAMENTO

Dentre as alterações estéticas que mais incomodam as mulheres a celulite ainda reina absoluta. Considerada uma alteração evolutiva da mulher, e não uma doença, é um distúrbio do tecido conjuntivo e gorduroso que se manifesta após a adolescência, nos locais de maior deposição de gordura – quadris e coxas. A principal causa são os hormônios femininos mas há vários fatores responsáveis pelo agravamento do problema. Dentre eles estão o estresse, hábitos de vida como cigarro e sedentarismo e a dieta.  Sendo assim, pode-se dizer que todas nós, mulheres, apresentaremos um dia, cedo ou tarde, os terríveis furinhos, sejam eles mais ou menos graves, de acordo com características genéticas que trazemos em nosso código celular.

Essa condição provoca uma alteração estrutural no tecido gorduroso rico em receptores hormonais, que levam ao acúmulo de líquido na região e à formação de traves de fibrose. A estrutura alvo é o complexo dermo-gorduroso (a pele e a gordura existente abaixo dela).

Como se trata uma alteração tão comum é grande também a procura por alternativas terapêuticas. Por este motivo, o post de hoje trás para você o que há de mais moderno em termos de tratamento e prevenção deste “probleminha”, pequeno mas super incomodo a todas nós!

Inicialmente, a maneira mais simples de prevenir a celulite é não usar hormônios artificiais presentes nas pílulas anticoncepcionais. Trocar o método pelo DIU – dispositivo intra-uterino, ou o bom e velho preservativo é uma ótima idéia e talvez a melhor forma da mulher moderna e vaidosa se prevenir contra a celulite e a retenção hídrica. Há outros métodos também, como o anel vaginal e o diafragma.  É o momento de agendar uma consulta com sua/seu ginecologista e discutir com ela/ele este tema tão importante para a saúde da mulher.

Depois de abandonar os hormônios artificiais, grandes retentores de liquido e formadores de inflamação do tecido celular subcutâneo – celulite – é importante voltar a atenção para os melhores amigos do corpo sequinho: dieta e atividade física. Manter os músculos tonificados e a camada de gordura acima deles fina é fundamental para não deixar o tecido adiposo “inflamar”. Em igual proporção, a dieta equilibrada, rica em proteínas, frutas, verduras e integrais e livre de gorduras e doces é FUNDAMENTAL!. Algumas ervas como o chá verde e a centella asiática e suplementos como o silício orgânico e os antioxidantes □ em geral também contribuem em muito para a saúde do tecido gorduroso.

Os cosméticos são poderosos aliados. Há varias marcas ótimas, com resultados bons na textura da pele. Alguns penetram mais profundamente na derme, mas creminho nenhum faz milagre. E ca pra nos: é bem difícil um simples cosmético aplicado topicamente agir e combater algo de fisiologia tão complexa! Abaixo uma lista dos componentes que realmente funciona e tem seu papel quando aplicados com pressão, ou seja: durante a massagem.

Entramos então nos tratamentos propriamente ditos:

A drenagem linfática é talvez o mais antigo deles e um dos mais eficazes uma vez que atua na diminuição da retenção hídrica no tecido gorduroso, drenando e conduzindo-o para o sistema linfático e daí para a corrente sanguínea.

A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias e/ou medicamentos na pele ou na gordura abaixo dela, utilizando seringas e agulhas finíssimas. Por meio dessa técnica é possível aplicar os produtos com seus princípios ativos, diretamente no alvo a ser tratado.

A carboxiterapia utiliza anidro-carbônico (CO2), um gás atóxico, não-embólico e presente normalmente no organismo como intermediário do metabolismo celular. Produz importante melhora da aparência da celulite e gordura localizada, através da ação no micro círculo vascular e pelo efeito lipolítico (quebra da gordura). Seu efeito principal é o aumento da vascularização dos tecidos com a expansão do leito vascular presente no tecido tratado e neoformação vascular, bem como a estimulação da lipólise, formação de colágeno e elementos de sustentação da pele.

Os casos mais avançados, graus 3 e 4, requerem  um procedimento cirúrgico para “cortar” as traves de fibrose que puxam a pele para baixo, produzindo os “furos” na pele. A subincisão é o método empregado para este fim, e consiste em introduzir na pele uma agulha própria que ao ser manuseada corretamente, corta as traves de fibrose da região, “liberando” o tecido tracionado para baixo. É realizado sob anestesia local e esfriamento com gelo, para se evitar ou diminuir a formação de hematomas.

O Vela Shape chegou ao mercado há alguns anos trazendo uma proposta incrível de tratamento. É a evolução da tecnologia presente há 5 anos no mercado e 3,5 milhões de tratamentos realizados em todo o mundo.  Através da revolucionária tecnologia ELÓS (Electro Optical Synergy), o aparelho trata os tecidos mais profundos, oferecendo uma redução significativa das camadas adiposas, obtendo assim, resultados fantásticos em modelação corporal pela combinação de massagem, sucção inteligente, energia infravermelha e radiofreqüência bipolar.  A luz infravermelha aquece o tecido tratado a uma profundidade de até 5 mm. A radiofreqüência bipolar aquece os tecidos a um profundidade entre 2 e 20 mm. O mecanismo de vácuo permite dirigir precisamente a energia para o tecido e a massagem ajuda na drenagem dos líquidos.  A manipulação mecânica, vácuo e massagem permitem aquecer em diferentes profundidades e estimulam o aumento do aporte sanguíneo e linfático, facilitando a atividade dos fibroblastos. O aquecimento, por sua vez, potencializa o aporte sanguíneo, aumenta a oxigenação no tecido e melhora a textura da pele. O sistema ELOS, único, estimula rapidamente a resposta lipolítica dos adipócitos, aumentando o metabolismo das células adiposas.

O Vela Shape é considerado o melhor tratamento não cirúrgico para celulite, flacidez e remodelação corporal do mundo e consolidou-se como um método extremamente eficaz, simples, cômodo, seguro, não invasivo, e sem período de recuperação.

Como vocês podem ver, se a genética não ajuda, a tecnologia e hábitos saudáveis não só ajudam como tratam a celulite. Basta adquiri-los e aplicá-los em sua vida diária!

Abaixo uma lista de substâncias antioxidantes e também de manipulação contra a celulite!

Antioxidantes via oral:

ÁCIDO ALFA LIPÓICO

BIOARCT

OXXYNEA

PICNOGENOL

VITAMINA E

VITAMINA C REVESTIDA

PADINACTIVE NUTRI

GLYCOXIL

EXSYNUTRIMENT

SELENIO QUELADO

COBRE QUELADO

BORO QUELADO

ZINCO QUELADO

MAGNÉSIO QUELADO

CÁLCIO QUELADO

OXX AÇAI EXTRATO

CHÁ BRANCO

GREEN TEA

EXTRATO DE UVA

LUTEÍNA

PINUS PINASTER

VITAMINA E I

VITAMINA C REVESTIDA

BROCOLINOL

HESPERIDIANA

LICOPENO

PROCIANIDINAS DA UVA

QUERCETINA

RUTINA

VITAMINA C REVESTIDA

YNEA

Atenção: qualquer prescrição de medicamentos deve ser feita pelo médico, e individualizada.