Um estudo científico divulgado pela Universidade de Londres mostrou, após avaliar a pele de mais de cem pessoas, que o cérebro percebe uma face mais envelhecida quanto menor for a uniformidade de sua cor. De acordo com os pesquisadores, as notas atribuídas à falta de uniformidade foram maiores às dadas para as rugas. Portanto, pele jovem implica em tonalidade homogênea.
Para garantir a homogeneidade na tonalidade de pele, um novo aparelho de laser promete ser sucesso: o Clear and Brilliant. Trata-se de tecnologia de laser fracionado não ablativo com 2 ponteiras – diodo 1440nm e Tulio 1927nm (Permea). No momento, é a melhor tecnologia para o tratamento do melasma.
Associado a tópicos e medicamentos orais, reduz muito a chance de rebote, como chamamos o típico retorno das manchas que ocorre quando se expõe ao sol, após outros tratamentos a laser ou por peelings convencionais.
A ponteira Permea aumenta em 30% a permeabilidade da pele a produtos aplicados topicamente, como no drug delivery, sendo tal permeabilidade responsável pela penetração de agentes clareadores, o que contribui para a homogeneização da cor, tonalidade, textura e brilho da pele. Já a ponteira 1440 é indicada para fechamento de poros, produção de colágeno e melhora de rugas finas.
Este laser é indicado tanto para o tratamento de manchas mais graves, quanto para a prevenção das machas suaves de pessoas ainda bem jovens, entre 25 e 30 anos, cuja intenção seja tratar manchas iniciais e também prevenir o foto-envelhecimento. Além disso, ameniza as linhas ao redor da boca, dos olhos e as marcas de expressão na região das bochechas, por conta de sua propriedade de estímulo de colágeno.
São necessárias de três a cinco aplicações, com intervalo mensal. Mas os resultados já são visíveis após a primeira. O procedimento provoca uma leve vermelhidão na pele, que é suavizada no mesmo dia. Não é necessário período de repouso pós-tratamento e as atividades diárias podem ser retomadas imediatamente.
De modo geral, a manutenção é feita com uma sessão a cada seis meses. A contraindicação é para grávidas, pessoas com pele sensível ou que apresentem alterações cutâneas no local da aplicação.
O “Clear and Brilliant” é a última tecnologia para ao tratamento de manchas e melasma, já foi aprovado pelo FDA e pela ANVISA.
O tratamento é recente no Brasil e já está disponível na Clínica Patrícia Leite.