protese de panturrilha-bhA cirurgia plástica tem permitido resolver problemas de contorno corporal graças a estudos, métodos e aprimoramentos técnicos. Assim, têm surgido novas técnicas para a cirurgia plástica nos membros inferiores, no sentido de aumentar o perímetro das panturrilhas (batatas da perna) tanto para sequelas de poliomielite, traumas e queimaduras, como também nas indicações puramente estéticas. Para este fim, são introduzidas prótese de silicone nas panturrilhas, que tem o formato anatômico desta região, ideal para um efeito preenchedor simétrico e harmônico com o restante da perna. O local da incisão é a prega natural existente na região poplítea (logo atrás dos joelhos). A cirurgia é bastante rápida, realizada com raquianestesia e a prótese é posicionada entre os feixes musculares da região.

A cirurgia dura em torno de 1 a 2 horas. A prótese deve ser introduzida em local exato, cuidadosamente planejado e marcado pelo cirurgião. Como a região é sitio de nervos e vasos nobres, responsáveis pela vitalidade e funcionamento mecânico da perna, é necessária extrema cautela para que estruturas nobres não sejam lesadas e para que a prótese seja introduzida exatamente no sítio anatômico. A introdução da prótese é auxiliada por instrumentos próprios adequados para este fim. Após o posicionamento correto, os planos anatômicos são reconstruídos, até a sutura da pele na região, previamente incisada.

É recomendada deambulação cuidadosa nos primeiros dias após a cirurgia. Cuidados com a higiene dos curativos são importantes. Os pontos são retirados com 7 a 10 dias.

Os resultados geralmente são maravilhosos.

Dúvidas Frequentes

  • Qual o melhor método para aumentar o volume das panturrilhas? O preenchimento ou a introdução de próteses de silicone?

Sem dúvida, a introdução de próteses de silicone. Respeitando técnicas cirúrgica já consagradas, é possível aumentar o volume desta região com segurança, sem prejuízo funcional do membro e sem lesão de estruturas nobres. Já os preenchimentos nessa região são realizados com produtos que promovem fibrose cicatricial, o que não é recomendado em superfícies moles, tais como o tecido muscular. Nesta região também estão presentes estruturas vasculares e nervosas nobres, que se forem atingidas pela agulha ou cânulas podem ser danificadas, com prejuízos enormes, tanto estéticos como funcionais.

  • Qual a anestesia se utiliza?

Anestesia peridural ou raquianestesia. As vezes com anestesia geral.

  • Poderei andar após a cirurgia?

É recomendado que se ande normalmente, mas com cautela nos primeiros dias após a cirurgia.

  • Posso escolher uma prótese muito grande para a região?

Próteses exageradamente grandes não são recomendadas uma vez que se trata de uma região onde uma compressão excessiva, poderá levar a prejuízos funcionais dos membros ou ate a uma síndrome compartimental, onde o aumento excessivo da pressão dentro da perna pode comprometer a vascularização de tecidos mais distais.

  • Pré-operatório

Não use os MEDICAMENTOS PROIBIDOS 10 dias antes da cirurgia (impresso entregue pessoalmente durante a consulta médica).

Suspenda todo e qualquer medicamento para emagrecer e diuréticos que eventualmente estiver tomando, aproximadamente 15 dias antes do ato cirúrgico.

Comunique-se com seu médico antes da cirurgia em caso de gripe ou outra condição que comprometa o seu estado de saúde.

Interne-se no Hospital indicado pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para sua cirurgia. Se  sua cirurgia estiver marcada para as 07h30min, chegue ao hospital as 07h.

O período de jejum deve ser de 8 horas. No caso de cirurgia marcada para as 07h30min, o jejum deverá ter início às 23h30min da véspera. Se a cirurgia estiver marcada para as 13h30min, o jejum deverá ter início às 06h30min do mesmo dia, sendo permitido um café da manhã normal antes das 06h30min. Nem mesmo água é permitida durante o período de jejum.

Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito “pesadas” na véspera da cirurgia.

Tome o seu banho antes de ir para o Hospital ou para a Clínica como sabonete especificado na consulta médica. Recomenda-se fortemente usá-lo por uma semana antes da cirurgia em todo o corpo. Especificamente para o sexo feminino, não usar maquiagem, cremes corporais ou esmaltes de unha escuros no dia da cirurgia. Após a cirurgia as maquiagens são permitidas, a menos que se operem regiões da face.

Levar óculos escuros para o Hospital ou Clínica no dia da cirurgia, caso for submetida (o) a cirurgia de face.

Para o dia da alta, usar roupas que, para vesti-las, não necessitem passar pela cabeça (por exemplo, evitar as camisetas).

Levar para o Hospital ou Clínica todos os seus exames pré-operatórios. Em casos específicos, levar também as cintas, sutiãs, vestimenta adequada.

Tome os medicamentos prescritos para antes da cirurgia (caso tenha sido prescrito algum) e providencie aqueles prescritos para uso após a alta hospitalar.

Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não me encontre por qualquer motivo, um cirurgião de minha equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).

Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172 ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com

  • Pós-operatório:

O primeiro curativo será feito no retorno ao consultório medico, geralmente um dia após a cirurgia (marcada previamente)

Após este primeiro curativo, você será devidamente orientado acerca dos curativos e banhos seguintes.

Como regra geral, é importante lavar todos os dias, as regiões dos cortes, com o sabonete prescrito, com o auxilio de uma gaze, deixando a água do chuveiro cair com abundancia, após deixar a espuma agindo por cerca de 10 min. Massageie levemente com a gaze com cuidado para que os pontos não se soltem.

Após o banho, proceda com o curativo conforme lhe foi ensinado.

Use meia de baixa compressão por 2 meses, no pós-operatório.

Evite exercitar-se na academia por um mês. O dia exato em que estará liberado para tais atividades ser-lhe-á informado pelo médico e dependerá de sua evolução pós-operatória e de características de sua cirurgia (presença de prótese, incisões, etc).

Siga corretamente a prescrição médica com atenção especial ao horário de ingestão dos antibióticos.

É altamente recomendável andar pela casa e arredores, evitando permanecer no leito, o que aumenta o risco de trombose venosa.

Fique afastada (o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 15 dias.

Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias desde que se use óculos escuros, bonés ou chapéus de aba larga, da cor preta, que cubram totalmente as pálpebras e evite a exposição ao sol. O uso de protetor solar FPS 30 também está indicado.

Ir ao consultório como solicitado, para avaliação da  evolução da cirurgia. Os pontos serão retirados após 5 a 10 dias  de pós-operatório.

Retorne ao consultório médico na data marcada para dar início às medidas propostas para o seu pós-operatório.

Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não o encontre por qualquer motivo, um cirurgião da equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).

Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172 ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com

Content