gluteoplastia-bhGLUTEOPLASTIA – Prótese de silicone e Lipoenxertia

A gluteoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico bastante solicitado em nosso país que, culturalmente, como se sabe, valoriza excessivamente essa parte do corpo feminino. Nos últimos anos, os homens também têm solicitado este procedimento com maior freqüência, uma vez que tal valorização em nosso meio, atingiu maiores proporções, independente do sexo. O aumento glúteo pode ser realizado com o enxerto de gordura na região ou com a introdução de uma prótese de silicone.

No primeiro caso, retira-se gordura de determinada parte do corpo, que esteja em excesso, e após adequado preparo, injeta-se na região glútea e ou quadris, dependendo do caso. Essa técnica é bastante antiga e consagrada, e como toda técnica cirúrgica apresenta pontos positivos e também negativos. Como vantagem está o fato de ser menos onerosa, uma vez que na utiliza a prótese glútea. A consistência da gordura é macia e muito próxima à consistência natural da região glútea, sendo possíveis belíssimos resultados cirúrgicos. A moldagem de toda a região também é possível considerando contornos laterais e quadris, quando necessário. A desvantagem encontra-se na absorção gordurosa, que às vezes é imprevisível ou mesmo assimétrica bilateralmente. Apesar desses 2 pontos negativos, uma vez esclarecido ao paciente sobre todo o procedimento e quanto ao que se pode esperar no pós-operatório, consideramos a lipo enxertia glútea uma excelente opção para aumento de glúteos.

A prótese também é usada, principalmente quando o paciente não apresenta áreas “doadoras” de gordura para se fazer a lipoenxertia, ou quando o volume solicitado e pretendido ultrapassa a quantidade de gordura presente nas possíveis áreas doadoras.

A cirurgia é realizada sob anestesia peridural ou geral. O corte (incisão) é realizado no sulco interglúteo, para que a cicatriz final fique disfarçada e pouco perceptível. O implante glúteo, então, é posicionado e introduzido entre os músculos presentes na região glútea, obedecendo a técnicas cirúrgicas consagradas e a marcações anatômicas, sempre respeitando estruturas nobres que passam nesta região.

Os pontos são retirados em torno de 10 dias. Recomenda-se não sentar-se e deitar-se somente com um apoio das costas e na região posterior das coxas, nos primeiros dias após a cirurgia a fim de se evitar compressões na região operada.

Quando bem indicada e realizada, esta cirurgia proporciona resultados muito gratificantes.

Dúvidas Frequentes

  • Qual é a anestesia utilizada?

Anestesia peridural ou geral

  • A cirurgia deixa cicatrizes?

O corte (incisão) é realizado no sulco interglúteo, para que a cicatriz final fique disfarçada e pouco perceptível.

  • Posso deitar de costas após a cirurgia?

Recomenda-se não sentar-se e deitar-se somente com um apoio das costas e na região posterior das coxas, nos primeiros dias após a cirurgia a fim de se evitar compressões na região operada.

  • Pode ocorrer da prótese glútea “descer” ou sair do local?

Para o implante de próteses na região glútea, são obedecidas regras e utilizadas técnicas cirúrgicas bastante consagradas, que quando realizadas corretamente, impedem que a prótese desca ou saia do local. É muito importante também que se obedeça a todas as orientações pós-operatórias que também são importantes para que a prótese permaneça no local e a cicatrização ocorra de uma forma saudável.

  • Como saber se a gordura injetada será reabsorvida?

Através de estudos histológicos sabe-se que gordura será reabsorvida em maior ou menor grau, dependendo de condições do próprio paciente (vascularização do leito receptor, uso de cigarros, vitalidade do tecido, presença ou não de doenças sistêmicas) e da técnica cirúrgica utilizada para se retirar, preparar e injetar a gordura. Utilizando uma boa técnica cirúrgica é possível obter-se excelentes resultados com a lipoenxertia glútea.

  • Pré-operatório
  • Não use os MEDICAMENTOS PROIBIDOS 10 dias antes da cirurgia (impresso entregue pessoalmente durante a consulta médica).
  • Suspenda todo e qualquer medicamento para emagrecer e diuréticos que eventualmente estiver tomando, aproximadamente 15 dias antes do ato cirúrgico.
  • Comunique-se com seu médico antes da cirurgia em caso de gripe ou outra condição que comprometa o seu estado de saúde.
  • Interne-se no Hospital indicado pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para sua cirurgia. Se  sua cirurgia estiver marcada para as 07h30min, chegue ao hospital as 07h.
  • O período de jejum deve ser de 8 horas. No caso de cirurgia marcada para as 07h30min, o jejum deverá ter início às 23h30min da véspera. Se a cirurgia estiver marcada para as 13h30min, o jejum deverá ter início às 06h30min do mesmo dia, sendo permitido um café da manhã normal antes das 06h30min. Nem mesmo água é permitida durante o período de jejum.
  • Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito “pesadas” na véspera da cirurgia.
  • Tome o seu banho antes de ir para o Hospital ou para a Clínica como sabonete especificado na consulta médica. Recomenda-se fortemente usá-lo por uma semana antes da cirurgia em todo o corpo. Especificamente para o sexo feminino, não usar maquiagem, cremes corporais ou esmaltes de unha escuros no dia da cirurgia. Após a cirurgia as maquiagens são permitidas, a menos que se operem regiões da face.
  • Levar óculos escuros para o Hospital ou Clínica no dia da cirurgia, caso for submetida (o) a cirurgia de face.
  • Para o dia da alta, usar roupas que, para vesti-las, não necessitem passar pela cabeça (por exemplo, evitar as camisetas).
  • Levar para o Hospital ou Clínica todos os seus exames pré-operatórios. Em casos específicos, levar também as cintas, sutiãs, vestimenta adequada.
  • Tome os medicamentos prescritos para antes da cirurgia (caso tenha sido prescrito algum) e providencie aqueles prescritos para uso após a alta hospitalar.
  • Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não me encontre por qualquer motivo, um cirurgião de minha equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).
  • Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172  ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com

Pós-operatório:

  • O primeiro curativo será feito no retorno ao consultório medico, geralmente um dia após a cirurgia (marcada previamente)
  • Após este primeiro curativo, você será devidamente orientado acerca dos curativos e banhos seguintes.
  • Como regra geral, é importante lavar todos os dias, a região do corte, com o sabonete prescrito, com o auxílio de uma gaze, deixando a água do chuveiro cair com abundância, após deixar a espuma agindo por cerca de 10 min. Massageie levemente com a gaze com cuidado para que os pontos não se soltem.
  • Após o banho, proceda com o curativo conforme lhe foi ensinado.
  • Use a malha de compressão pós-operatória que não deve estar nem larga nem apertada, apenas na medida certa.
  • Evite apoiar diretamente a região glútea sob superfícies rígidas (sentar-se ou deitar-se) por 30 dias após a cirurgia. O dia exato em que estará liberado para tais atividades ser-lhe-á informado pelo médico e dependerá de sua evolução pós-operatória e de características de sua cirurgia (presença de prótese, incisões, etc). Confeccione um apoio para costas e parte posterior da coxa, que ao utilizá-lo a região glútea permaneça livre.
  • Siga corretamente a prescrição médica com atenção especial ao horário de ingestão dos antibióticos.
  • É altamente recomendável andar pela casa e arredores, evitando permanecer no leito, o que aumenta o risco de trombose venosa.
  • Fique afastada (o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 15 dias.
  • Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, squash, boliche, pingue-pongue, tênis etc) está proibido por 03 meses.
  • Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias desde que se use óculos escuros, bonés ou chapéus de aba larga, da cor preta, que cubram totalmente as pálpebras e evite a exposição ao sol. O uso de protetor solar FPS 30 também está indicado.
  • Ir ao consultório como solicitado, para avaliação da  evolução da cirurgia. Os pontos serão retirados após 5 a 10 dias  de pós-operatório.
  • Retorne ao consultório médico na data marcada para dar início às medidas propostas para o seu pós-operatório.
  • Não se acanhe em ligar para o seu médico em caso de dúvidas. Não se preocupe com horários, fins de semana ou feriados. Caso não o encontre por qualquer motivo, um cirurgião da equipe estará sempre disponível para as informações necessárias. Sinta-se protegida (o).
  • Para maiores informações, ligue (31) 8493 2172 ou envie um e-mail: contato@patricialeite.com